14.10.10

Cine; Tropa de Elite 2


Podem falar mal, ou até mesmo pensar, "Você publicando algo sobre o filme acima citado?"

Pois sim, estou publicando um texto sobre o filme Tropa de Elite 2.
E o faço com gosto, pois de fato, o filme é excelente, para um público vazio, ignorante.
A abordagem é mais do que forte, é praticamente um soco no estômago ao sistema, às falhas e sucessos destes hipócritas ridículos.
Há uma porção de cenas de "comédia", que são marcadas por piadas subliminares, cheias de crítica e pensamentos profundos.
Você assiste à uma obra dessas, e ao término, questionamentos mil surgem.
Aí, quando você sai da sala, depara com um bando de pessoas inúteis discutindo as cenas menos importantes, ou falando merda, sobre um tema tão importante, e que caiu como uma luva no momento em que estamos; eleição.
Tudo lá é cabível e cheio de enumerações relevantes a respeito de política, educação, caráter. Aposto que infelizmente uma porcentagem mínima deve ter notado o mesmo.
Mas ainda sim, temos de agradecer por termos uma parcela, ainda que pequena, de seres pensantes, seres questionadores deste mundo em que vivemos, nesta nossa sociedade "democrática", neste país onde podemos fazer a diferença (só não descobri aonde), neste lugar que devemos chamar de casa, de lar.
Fico indignada mesmo com as coisas que ouço e vejo. Um bando de cabeças sem cultura, sem vontade de se aprofundar em nada, sem vontade de aprender, de conhecer, de cultuar melhor o mundo que vive.
Isso me da nojo, náusea.
Pior ainda é sair da sala do cinema e pensar que talvez não haja cura para isso, cura para estes deputados, governadores, senadores, futuros presidentes. Afinal, a ficção não é mera coincidência, e o texto, é praticamente um retrato absurdamente nítido desta realidade que somos inseridos.
Basta dia-a-dia se atentar aos mínimos detalhes, à um minúsculo texto de jornal para notar a semelhança da obra à realidade.
Acho que é isso, mais ou menos um desabafo em cima de toda uma decepção de uma sociedade, de pessoas, de um todo.

Nenhum comentário: